Melhoria de Processos é um meio de transformar a qualidade dos produtos e serviços entregues por uma organização e corresponde a mudar, organizar e padronizar o modo como as pessoas executam o seu trabalho, em todas as áreas, sejam elas, fim, de suporte e de apoio indireto.
É importante que o levantamento das sugestões de melhoria seja feito em conjunto com os executores e responsáveis pelo processo, possibilitando que esses explicitem suas visões sobre problemas identificados, suas causas e sugestões de melhoria. Esse procedimento de ouvir e levar em conta as críticas e sugestões dos envolvidos no processo é fundamental, pois os envolve e os motiva para o trabalho, o que é fator determinante para o sucesso no momento da implantação das mudanças.
Objetivos que devem ser alcançados:
– Melhoria do handoff (eliminar “vai e vem”);
– redução de desperdícios;
– maior visibilidade e controle;
– redução de custos;
– automatização de processos, tornando-os mais rápidos e eficazes;
– conformidade e segurança;
– eliminação da redundância nos processos;
– melhoria da comunicação;
– maior reconhecimento da importância das pessoas nos processos;
– maior satisfação dos servidores e da sociedade;
– alinhamento ao planejamento estratégico do Tribunal.
Aplicando os fundamentos da gestão por processos, o Escritório de Projetos e Processos Estratégicos – EPPE e os Escritórios de Projetos e Processos Departamentais – EDEP’s, com a colaboração das demais unidades do TJBA, realizaram o mapeamento dos processos relacionados às suas áreas. Na relação abaixo, é possível obter mais informações sobre tais processos, os quais estão associados à Cadeia de Valor do Tribunal de Justiça.
Para cada processo de negócio é possível obter informações sobre o detalhe das atividades, quando existir, clicando sobre a “caixa” da mesma.
Os normativos associados podem ser acessados na tela inicial do processo de negócio, no ícone “Normativos Associados”, conforme imagem a seguir.